Este espaço retrata uma pesquisa com base na memória docente, através da história oral. Disponibilizaremos histórias de vida docentes que compuseram a História da Educação em nossa cidade. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias identitárias dos professores alfabetizadores (séries iniciais) da cidade de Balneário Camboriú, que transitam pela construção histórica sócio-cultural que se focaliza nas diversas relações existentes nos espaços e tempos diferenciados e perpassa pelas conexões que emergem dos processos educativos, os quais caracterizam tanto as cristalizações quanto às transformações de identidades. Trata-se de um estudo que busca pesquisar também o modo de pensar e a produção do saber pedagógico do professor. Os resultados investigativos pretendem contribuir para o resgate e registro da história da educação na cidade. Nesta perspectiva o blogger "Memórias Docentes" é um espaço interativo de pesquisa onde diferentes pessoas e histórias docentes podem ser narradas ajudando a escrever uma grande história. Na foto pode-se observar uma "Acta do Conselho Escolar de 1926", neste documento o inspetor escolar registrava suas visitas, deixava ali escrito os problemas e as dificuldades de ensino e aprendizagem encontrados na escola. Talvez por este motivo sua visita era tão temida pelos professores e alunos, que na época faziam prova oral.
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
sábado, 1 de setembro de 2007
Caderno de Pedra
Em um mundo onde os dias e anos passam com grande velocidade, surgem vários estudos e pessoas dedicadas à resgatar idéias e sentimentos que pareciam esquecidos e sem valor. Esses resgates tem sido realizados por meio da recuperação e registro das memórias das pessoas, a partir do depoimento delas. Memórias que não são apenas um retorno a um passado imutável, mas que ao serem narradas, lembradas, adquirem novos contornos que podem ajudar a repensar o presente em que se vive e o futuro que se planeja. Na foto uma lousa utilizada na Década de 1920, na Escola Isolada de Taquaras. História contada pela Professora Dolores Rodrigues, hoje com aproxiamdamente 80 anos. Ela narra: "Na época as coisas eram difíceis então os pais me pediram se os filhos poderiam usar a lousa, pois não tinham dinheiro para comprar cadernos. Eu aceitei e usei com eles". E a história continua e está arquivada no Memorial do Professor, no Arquivo Público da cidade.
Memórias Docentes
Hoje dia 01 de setembro de 2007, começo a compartilhar com todos quantos se interessarem pela pesquisa que realizei em minha cidade. Esta pesquisa foi realizada por intermédio do programa de história oral. Assim coletamos diferentes histórias de professoras, experiências vividas na escola, modos de pensar e fazer que nos ajudam a entender e conhecer a educação oferecida na antiga Praia de Camboriú e que hoje é a nossa linda Balneário Camboriú. Fique ligado e acompanhe nossa aventura! Não esqueça de comentar e contribuir com novas histórias! Até breve! Elisangela Linhares
Assinar:
Postagens (Atom)